oneway é fundamental, mas não para definir quão desejável a rota é, apenas para não mandar o motorista fazer algo ilegal.
maxspeed sem dúvida é importantíssimo.
lanes, ninguém leva em consideração hoje.
O OSRM leva a curvatura em consideração.
Ninguém leva em consideração um modelo de elevação para carro, mas o OSRM e o GraphHopper levam para outros modais (bicicleta e pedestre).
O time do OSRM já se mostrou receptivo a levar os cruzamentos em consideração, mas consideram a avaliação complexa e faltam mãos para implementar.
O OSRM atribuía um peso alto a semáforos, mas isso diminuiu a qualidade das rotas! Acabaram reduzindo a quase nada hoje. O motivo é que, uma vez que você entra numa via principal (uma arterial, por exemplo), todos os semáforos tendem a estar sincronizados, então seu efeito normalmente é pequeno ou nulo. Claro, varia de uma cidade pra outra, e de um país pra outro.
Acho difícil que faixas de segurança afetem significativamente o tráfego. As lombadas afetam um pouco, mas são relativamente raras, e com frequência têm o efeito de forçar a velocidade média para próximo do limite (por definição elas existem para “moderar” o comportamento dos motoristas que não estão obedecendo a lei).