UmbraOsm - Local chapter aplication

Boa tarde. Sou novo no fórum e em contribuições ao OSM. Estou acompanhando a discussão aqui sem qualquer viés, uma vez que tomei conhecimento agora do assunto. A título de esclarecimento, seria produtivo você, @raphaelmirc, responder objetivamente a pergunta que @Raquel_Dezidério_Souto colocou. Parece louvável a criação de um Capítulo Local, mas se está faltando essa transparência, uma vez que há membros participantes dos canais oficiais, que não estão informados, o melhor a fazer não seria deixar tudo claro?

3 Likes

Olá @RBiloti boa noite, tudo bem?
espero que sim!

vou ser bem objetivo na sua pergunta, como falei para a Raquel que ela mencionou 2 assuntos diferente vou explicar 1 por 1.

1. primeiro a associação Umbraosm foi feito todo o processo de forma transparente como pude responder aos questionamentos da propria Raquel, inclusive ela estava participando como membra mais saiu por falta de tempo, se for a questão financeira da UMBRAOSM eu tenho os comprovantes de pagamento das despesas pagas no cartorio, advogado e endereço fiscal inclusive a maior parte dos pagamento junto ao cartorio foi feito com meu dinheiro e outra parte com pessoas que ajudou e contribuiu com o registro no cartorio, inclusive trabalhei na KAART GROUP por 3 anos mapeando no Openstreetmap 40 horas semanais, se quiser eu tenho como enviar o comprovante de deposito dos meus provimentos para tirar qualquer duvida existente.
  2. como já falei a articulação do pedido de capitulo local foi feito pelo Kaue e a propria raquel sabia que esse pedido estava sendo feito, inclusive foi falado sobre o assunto em Curitiba, no SOTM BRASIL.
    nessa pagina mostra o rito que o processo está sendo feito, e que essa parte da apreciação pela comunidade local iria acontecer e está acontecendo agora conforme mostra a pagina de FAQ. Local Chapters/FAQ - OpenStreetMap Foundation
    aqui nesse imagens mostra o e-mail de pedido de registro do capitulo local, inclusive marcando o kaue que foi o articulador do pedido de capitulo local para o Brasil.
    só apaguei a metade do e-mail para não expor os e-mail das pessoas.
    ) e também foi enviado e-mail Local da fundação, também foi notificado o presidente da Fundação de onde estive reunido e falamos sobre o assunto e do interesse da criação do capitulo local por parte da fundação.
    agora se a pessoa e a favor ou e contra eu ate aceito o voto, já que a comunidade pode julgar ser a favor ou contra o pleito, normal para uma democracia, porque cada um tem uma opinião, agora falar em transparência que não houve de uma pessoa que não participar do processo e só agora vai questionar o processo que está sendo seguido pela fundação com o maior rigor não pode ser levado em consideração.

fica aqui os meus esclarecimentos para analise.

Atenciosamente,

Raphael de Assis
Membro da Osm Brasil
Fundação Openstreetmap
Umbraosm

1 Like

Leia-se falta de transparência:

Nunca foi apresentado um.balanço patrimonial

O estatuto nâo está divulgado no próprio site

As reuniões são fechadas

A participação societária requer pagamento

Não há qualquer mensagem no grupo Telegram OSM Brasil, de mais de 400.pessoas, sobre o andamento desta proposta.

O que foi dito no SotM Brasil 2023 foi em resposta a uma pergunta da plateia, foi aventada uma possibilidade. e que seria conversado com a comunidade.

Mas NUNCA houve esse debate. Eu descobri a proposta em agosto deste ano, navegando no site da OSMF.

Realizando uma busca por mensagens no Telegram OSM Brasil, NÂO HÁ qualquer mensagem.sobre isso, à exceção da minha própria, quando perguntei se pode ter mais de um capítulo local.

Não expus ninguém, quem disse nomes aqui NÂO fui.eu. Estou mostrando.que o barco está afundando, como comentou Kauê, cada vez mais pessoas se desligando da diretoria.

Eu tentei participar durante um.tempo, mas essa falta de transparência e as grosserias que sofri, me fizeram desistir.

Nunca fui da diretoria, mantenho minha trajetória intacta.

Me dirijo apenas a quem fez a pergunta inicial e ao.presidente da UMBRAOSM, que insiste em uma atitude hostil, mas que é o representante legal dessa organização sem fins lucrativos.

E termino aqui de opinar.

2 Likes

Olá a todos,

Gostaria de lembrar a todos sobre a importância de seguirmos as diretrizes de etiqueta da nossa comunidade. A diversidade de opiniões é sempre bem-vinda, mas é essencial que as discussões sejam conduzidas de forma construtiva, respeitosa e focada no tópico em questão.

Peço que todos releiam a seção de etiqueta mencionada na nossa wiki em português, com especial atenção para os seguintes pontos:

• Seja educado e respeitoso, mesmo em discordâncias.
  • Assuma que os outros agem de boa fé.
  • Evite flamewars e discussões acaloradas.
  • Direcione as críticas ao conteúdo, não às pessoas.

Vamos trabalhar juntos para manter o ambiente acolhedor e produtivo que todos desejamos para nossa comunidade. Agradeço a compreensão e colaboração de todos.

5 Likes

Obrigado Vitor por lembrar as diretrizes da comunidade aqui no forum mais infelizmente a Raquel insiste em falar algo que ela mesmo não domina como por exemplo falar em balanço patrimonial.

como é que uma associação em formação e no processo de regularização no brasil que ainda está tirando o CNPJ vai ter um balanço patrimonial? se nem conta bancaria temos ainda para essa contabilização.

fica dificil tentar explicar aqui no forum tudo que a Raquel fala sem fundamento quando na verdade o assunto é a criação do capitulo local para a comunidade brasileira do Openstreetmap e que eu já falei mais de uma vez, inclusive expliquei ao matheus lá no telegram que o capitulo será formado por pessoas da comunidade Osm Brasil como a propria fundação deixa claro, que a associação não será soberana perante o capitulo e sim parte, quando o capitulo não poderá ter a totalidade dos membros da associação e sim uma parcela dos membros, tendo também membros da comunidade Osm Brasil.

Mas um dia, sem nada ser esclarecido.
O indivíduo só me.ataca, sendo que são três pessoas contra. E nenhum apoio, à exceção de membros da própria diretoria.

1 Like

Segundo a pagina da aplicação da candidatura, nenhuma documentação é apresentada, à exceção do registro de um estatuto social.

A.diretoria vem reduzindo, com a saída de membros, mas nenhuma indicação sobre isso, ou sobre a reuniao do dia 22/10, quando será discutida a reformulação da diretoria.

NENHUMA indicação de mensagens para discutir a candidatura com a comunidade do Brasil. Apenas a inclusão de link genérico para o OSM talk.

Na página da UMBRAOSM, há diversos links para DOAÇÃO, mas a indicação ns candidatura é a de que nâo têm balanço financeiro e “ainda estão abrindo a conta”.

Estão recebendo doações em que conta, então? Podem explicar?

https://osmfoundation.org/wiki/Local_Chapters/Applications/Brazil

@Cristoffs and all Brazilian mappers,

According to the application page, I include the following aspects that perform UMBRAOSM as an entity that is not regular and adequate for the Brazilian local chapter representation.

https://osmfoundation.org/wiki/Local_Chapters/Applications/Brazil

No documentation is presented, except for the registration of a “Estatuto social”.

The president had informed me previously, in private message in the early 2024, that the organization was registered, but at now, he states on Telegram message (not here?) that they are still registering the CNPJ number (“Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas”, the Brazilian National Register of Legal Entities).

The CNPJ is the main registry of Brazilian organizations (legal entities), whether for-profit or non-profit.

How can an organization, that is not yet completely registered, be a representative of something or group?

The UMBRAOSM board has been reduced, with some of the principal members leaving the board, including, @kauevestena , that was one of the leaders of this proposal of local chapter representation and that sent your UMBRAOSM disaffiliation email from the entity yesterday.

But there is no indication about this fact here in the Community or in the channels OSM Brazil or UMBRAOSM in Telegram… or about the UMBRAOSM closed meeting that is programmed to occur on next 10/22/2024, when the reformulation of the UMBRAOSM board and the new address will be discussed.

There is NO indication of messages to previously discuss this candidacy with the Brazilian community. Just the inclusion of a generic link to OSM Talk.

On the UMBRAOSM page, there are several links for DONATION, but the indication in the application is that they do not have a financial statement and “are still opening the bank account”.

So, is the entity receiving donations in what account?

Can anybody explain how UMBRAOSM is adequate to represent our community?

I am very affraid with this situtation. The entity leader is very rude to other people (not just me) and does not clarify how the entity works and how this representation would be occur.

I see NO expressions of support from Brazilians mappers to this candidacy here, with the exception of two people, that are from the entity’s board of directors, including a treasurer.

openstreetmap
local-chapter
osmf

2 Likes

@wille,
At now, minus one, @kauevestena . So, 4 from 11 …

For who is reading us… here, in Brazil, without a “CNPJ”, there is no entity…this is the indentity of legal persons…

About the first four steps to perfom a application to local chapter and if UMBRAOSM attends it. Detailed evaluation below.

( PARTIAL ) 0. Be an active community that brings people together through OpenStreetMap, through events, online resources, interactions with local users and data sources or any other relevant way.

( NO ) 1. Form a non-profit organization that is incorporated or otherwise registered locally with the (national, provincial/state, or municipal) government.

( NO ) 2. Create and publish founding documents (charter, articles of association, and bylaws). Publishing may be effected by posting copies of these documents on the organizaton’s website, preferably in both local language and in English. These documents should specify the membership structure and voting rights of members.

( NO ) 3. Create a budget (financial report) and publish it. Count the number of members of the organization.

( PARTIAL ) 4. Apply to the Local Chapters and Communities Working Group (LCCWG) via email for local chapter status: local@osmfoundation.org. The form this takes and the documents required are listed here.

[…]

Evaluation

1. Be an active community - Only some integrants of UMBRAOSM are really active. The most part of the board of directors is not formed of active mappers; most of the members of the Telegram group are students who were recruited during the activities developed by the organization, but who do not have much involvement in the activities that are promoted at the Brazilian level (and not even in the activities of the UMBRAOSM organization itself, see its YouTube channel, which has a low audience). And there are a lot of not ended projects in the HOT Tasking Manager; Some of them with years…

2. Form a non-profit organization - the entity did not complete its registry in Brazil since 2023… The president is saying to me, since 2023, that “UMBRAOSM is being registered”. The process of legal registry in Brazil to an entity like this has a duration of approximately one month ; There is only a registration of an “Estatuto social” (only notarial registration, we can not access the term of the document, in full), that register a session of formation of the group (and it was done in a closed meeting and it was not noticed to us, Brazilian mappers). And it is not sufficient to perform legally a non-profit institution in Brazil. It is necessary to register the CNPJ number (the official “identity” of legal entities in Brazil). Without CNPJ, there is no entity to the Brazilian government; Realizando a busca pelo nome da entidade na REDESIM/Receita Federal do Brasil:

1. Create and publish founding documents. The documents are not published in the website of the entity - https://umbraosm.com.br/, in the actual date and never before; The document that was attached to the application to OSMF local chapter (“Estatuto social”) does not include the full term of the document (statute); This statute has a clause that obliges associate members to pay an annual fee, this was one of the reasons that made me NOT join this organization.

2. Create a budget (financial report) - there is no financial report because there is no CNPJ registered to the entity, this entity can not open an legal entity account in any Brazilian bank; In really, this entity does not exist to the Brazilian government;

But they have a “donation” page if you want to ingress to the entity. This donation page is linked to the Infinitypay platfform, there is no indication for what account this money is being sending to. The money that is paid by members and other donors is being deposited in which individual account? Nobody answer this since yesterday, not even the president or the treasurer.

1. Apply to the Local Chapters and Communities Working Group - This application is totally irregular, as the entity does not exist (facing the Brazilian government registry) and this proposal has not been widely previously discussed with the Brazilian community. At the SotM Brasil 2023 event, there was a question from the audience about if UMBRAOSM wanted be the representative (local chapter) in Brazil, but the person who answered said that this issue would be discussed with the Brazilian community. But there are NO PREVIOUS MESSAGES OR DISCUSSIONS to this effect on ANY of the principal Brazilian community’s communication channels - Telegram, Community OSM forum etc., after the event.

This “entity” has lacked transparency since its inception, and I express here that I do not wish it to represent me or the Brazilian community as a OSMF local chaper (or a representant facing the Brazilian companies or government).

1 Like

Agora, em português, para que todo brasileiro ou brasileira possa entender qual é a situação.

Sobre os primeiros quatro passos para se candidatar à capítulo local da OSMF e se a UMBRAOSM os cumpre. Avaliação detalhada abaixo.

( PARCIAL ) 0. Ser uma comunidade ativa que reúne pessoas através do OpenStreetMap, através de eventos, recursos online, interações com usuários locais e fontes de dados ou qualquer outra forma relevante.

( NÃO ) 1. Formar uma organização sem fins lucrativos que seja constituída ou registada localmente junto do governo (nacional, provincial/estatal ou municipal). Criar e publicar os documentos de fundação (carta, estatutos e regimento interno). A publicação pode ser efectuada colocando cópias destes documentos no sítio Web da organização, de preferência na língua local e em inglês. Estes documentos devem especificar a estrutura da associação e os direitos de voto dos membros.

( NÃO ) 2. Criar e publicar os documentos constitutivos (carta, estatutos e regimento interno). A publicação pode ser efectuada através da colocação de cópias destes documentos no sítio Web da organização, de preferência na língua local e em inglês. Estes documentos devem especificar a estrutura dos membros e os seus direitos de voto.

( NÃO ) 3. Elaborar um orçamento (relatório financeiro) e publicá-lo. Contar o número de membros da organização.

( PARCIAL ) 4. Candidatar-se ao Local Chapters and Communities Working Group (LCCWG) por correio eletrónico para obter o estatuto de capítulo local: local@osmfoundation.org. A forma que isto assume e os documentos necessários estão listados aqui.

[…]

Avaliação

1. Ser uma comunidade ativa - Apenas alguns integrantes da UMBRAOSM são realmente ativos. A maior parte da diretoria não é formada por mappers ativos; a maior parte dos membros do grupo do Telegram são estudantes que foram recrutados durante as atividades desenvolvidas pela organização, mas que não tem muito envolvimento nas atividades que são promovidas a nível brasileiro (e nem mesmo nas atividades da própria organização UMBRAOSM, vide seu canal no YouTube, que tem baixa audiência). E há uma série de projetos não terminados no HOT Tasking Manager; alguns deles com anos…

2. Formar uma organização sem fins lucrativos - a entidade não completou o seu registo no Brasil desde 2023… O presidente está dizendo-me, desde 2023, que “a UMBRAOSM está sendo registada”. O processo de registro legal no Brasil para uma entidade como esta tem uma duração de aproximadamente um mês ; Há apenas um registro de um “Estatuto social” (apenas registro do cartório, não podemos acessar o termo do documento, na íntegra), que registra uma sessão de formação do grupo (e foi feito em uma reunião fechada e não foi possível que nós participássemos, mapeadores brasileiros, somente a diretoria). E não basta somente isso. Para registrar legalmente uma instituição sem fins lucrativos no Brasil, é necessário registar o número do CNPJ (a “identidade” oficial das pessoas jurídicas no Brasil). Sem CNPJ, não há entidade para o governo brasileiro; Realizando a busca pelo nome da entidade na REDESIM/Receita Federal do Brasil:

1. Criar e publicar documentos de fundação. Os documentos não estão publicados no site da entidade - https://umbraosm.com.br/, na data atual e nunca antes; O documento que foi anexado ao pedido de filiação como capítulo local da OSMF (“Estatuto social”) não consta o termo completo do documento (estatuto); Este estatuto tem uma cláusula que obriga os membros associados a pagarem uma anuidade, este foi um dos motivos que me fez NÃO me filiar a esta organização.

2. Criar um orçamento (relatório financeiro) - não há relatório financeiro porque não há CNPJ registrado para a entidade, esta entidade não pode abrir uma conta de pessoa jurídica em nenhum banco brasileiro; Na verdade, esta entidade não existe para o governo brasileiro;

Mas tem uma página de “DOAÇÃO”, se quiser entrar para a entidade. Esta página de DOAÇÕES está ligada à plataforma Infinitypay, mas não há indicação da conta para a qual o dinheiro está a ser enviado. O dinheiro que é pago pelos membros e outros doadores está a ser depositado em que conta individual? Ninguém responde a isto desde ontem, nem mesmo o presidente ou o tesoureiro.

1. Aplicar ao Grupo de Trabalho de Capítulos e Comunidades Locais - **Essa aplicação é totalmente irregular, pois a entidade não existe (perante o cadastro do governo brasileiro) e essa proposta não foi amplamente discutida anteriormente com a comunidade brasileira. No evento SotM Brasil 2023, houve uma pergunta da plateia sobre se a UMBRAOSM queria ser a representante (capítulo local) no Brasil, mas a pessoa que respondeu disse que esse assunto seria discutido com a comunidade brasileira. Mas não há NENHUMA MENSAGEM OU DISCUSSÃO ANTERIOR nesse sentido em NENHUM dos principais canais de comunicação da comunidade brasileira - Telegram, Fórum comunitário OSM etc., após este evento.

Esta “entidade” não tem transparência desde a sua criação, e expresso aqui que não desejo que ela me represente ou represente a comunidade brasileira como capítulo local da OSMF (ou representante frente às empresas ou governo brasileiro).

1 Like

Olá a todos. Sou novo aqui no fórum e venho deixar minha contribuição diante do que pude observar aqui. Não concordo com grupos não oficiais (sem registros legais perante o país) nos representem oficialmente. Caso os integrantes dos grupos queiram se candidatar a representantes da comunidade, sem entrarem como reprentante de um grupo, eu dou meu total apoio para seguirmos com o processo legal. Caso contrário, meu voto é não.

2 Likes

Pessoal, só uma dica da plataforma, não é preciso publicar comentários em inglês e português. O Community conta com tradução automática, basta clicar no ícone do globo para ler a publicação no idioma do usuário.

6 Likes

Houve um edital de convocação com assinatura da secretária, mas ela não faz mais parte da UMBRAOSM. De quem é essa assinatura, então ?

A reunião, se aconteceu, foi fechada. Alguém pode informar sobre as mudancas na diretoria desta instituição (que, na verdade, nâo existe para o governo brasileiro)?

Manifesto o meu horror com essa situação toda.

2 Likes

Dear @Cristoffs

I would like to request the annulment of the process of accreditation of this entity to represent the Brazil local chapter, facing the problems presented.

2 Likes

Prezados membros da comunidade,

Diante dos recentes acontecimentos nesta thread e no grupo de Telegram, que incluíram comportamentos contrários às diretrizes de etiqueta da OpenStreetMap, decidimos bloquear temporariamente a discussão. Nosso objetivo com essa medida é criar uma pausa necessária para que o debate possa ser retomado em um ambiente mais saudável e construtivo.

O OpenStreetMap valoriza o respeito mútuo e a troca de ideias de forma colaborativa. Relembramos a importância de mantermos uma comunicação baseada nesses princípios, de modo que todos se sintam à vontade para contribuir de maneira positiva.

Agradecemos pela compreensão e esperamos que, quando o tópico for reaberto, possamos continuar a conversa com o espírito de cooperação que caracteriza nossa comunidade.

Atenciosamente,
@mods-brazil

8 Likes

Olá, pessoal,

O tópico está desbloqueado.

@Cristoffs, considerando todos os pontos levantados pela Raquel e os demais, parece-me que o sentimento geral é contrário à aceitação da Umbraosm como capítulo local. Você considera as respostas até aqui suficientes para dar esta questão por concluída? Qual seria, na opinião do LCCWG, a melhor maneira de alcançar uma resposta definitiva? Poderíamos criar uma enquete, se for o caso.

2 Likes