Eu me referi a casos onde temos duas ou mais opções como, p. ex., a travessia entre Bela Vista (TO) e Imperatriz (MA). Há uma balsa ali e também uma ponte próxima. Enquanto o Google roteia preferencialmente pela ponte (mesmo que você marque exatamente os extremos do trecho balsa!), o OSRM, parece, considera apenas a distância. Uma forma simples de se alterar isso é acrescentar a duração no OSM.
Bom, meu primeiro objetivo é produzir mapas roteáveis que sejam úteis usando o conteúdo do OSM como for possível. Isso também estimula os usuários de GPS a participar do OSM - já temos alguns do fórum GPSPoint participando por causa do navegador. Assim, embora seja uma questão importante, não é meu foco no momento me envolver em discussões sobre formas de etiquetar, o que toma um bom tempo até se conseguir um acordo. Levantei aqui mais para chamar atenção dos mapeadores mais experientes, na esperança de uma solução já existente. Como ainda não há, optei pelo método que o OSRM está aparentemente usando (roteia a menos que haja impedimento explícito). Testei e parece que está bem legal, os novos mapas já permitem traçar rotas do Oiapoque ao Chuí!
Se alguém quiser experimentar o 7ways (WinCE, Android, iPhone), gratuito, com mapas OSM, seria legal ter retorno:
https://sites.google.com/site/fidelisassis/7-ways
Abraços,
– Fidelis