OpenStreetMap Brasil enquanto Pessoa Jurídica

Pessoal,

conversei neste feriado com o Zé Lobo, presidente da Transporte Ativo e meu amigo pessoal. Ele gentilmente forneceu o estatuto da associação, que eu adaptei rapidamente e fiz o primeiro rascunho do Estatuto da OpenStreetMap Brasil:

https://docs.google.com/document/d/1-ARKt5FwDYmtxWxAVhCzc3M2ASEI_p2uZSTi7F_NNn0/edit?usp=sharing

O link está com permissão de visualização pública, quem quiser editar só comentar aqui que libero o acesso individualmente.

Convido todos a lerem e darem suas contribuições. Lembrando que esse estatuto é um documento jurídico, muito do que está lá é juridiquês, mas é de simples compreensão. O mais importante, que está incompleto, e única parte que alterei do estatuto da Transporte Ativo, foram o primeiro e segundo artigos.

Ele me deu ainda algumas dicas importantes:

• É preciso ter o nome de pelo menos três pessoas, nos cargos de Diretor Presidente, Diretor Administrativo e Diretor Financeiro, e é bom que todas sejam do mesmo estado para evitar a perda de agilidade de coletar assinaturas e trafegar documentos por SEDEX toda vez que tiver que assinar algum papel no nome da associação;

• Serviços de contabilidade realizados por contadores profissionais são essenciais para o funcionamento da associação, do contrário poderemos ter problemas em breve, porque a burocracia é grande;

• Como pretendemos lidar com o governo, cartões de visita são muito importantes; e, principalmente

• Colocar todos os mapeadores mais ativos (os que responderam aqui na thread, por exemplo) com o “cargo” de “Representante do OpenStreetMap Brasil no $estado/$cidade” para dar mais peso frente ao órgão público ao qual se pretende obter os dados.

Ele me forneceu ainda o contato da contadora que presta serviços à Transporte Ativo, que já tem experiência com o terceiro setor e que faz um preço camarada para o processo de abertura e especialmente para a manutenção anual sem movimentação fiscal expressiva (o que será o caso, ao menos a curto prazo). Vou ligar para ela nesta quinta (o feriadão aqui no Rio vai até quarta, olha que beleza…) e retorno aqui com os valores que teremos que levantar.

[]s
Arlindo Pereira