Vitor, no fim eu acabei aplicando regras um pouco diferentes pros nomes das vilas no resto do Brasil. Se você quiser, posso aplicar as modificações sobre os conjuntos de Minas Gerais também (os que já estão no ar) pra ficar mais parecido. Posso aplicar todas elas, ou algumas delas. Certamente são todas discutíveis.
Em Minas Gerais eu teria feito as seguintes coisas diferentes agora para ficar igual ao restante do país:
- Colocaria “Vila” na frente de “Morro” também porque alguns morros para deixar claro que é a vila e não o morro (desconfio que você não vai querer mudar isso)
- Não colocaria “Vila” antes de “Bairro”, “Expansão”, “Favela”, “Loteamento” e “Ocupação”
- Onde números são expressos com palavras, converteria para números e colocaria a versão com palava na tag “alt_name”, permitindo a busca por qualquer um dos dois nomes mas preferindo exibir o numérico; um caso que me deixaria ligeiramente em dúvida é o do “Conjunto Paulo VI” onde eu adicionaria a tag “alt_name=Conjunto Paulo Sexto” (imagino que seja o nome do papa)
- Os seguintes nomes nas tags alt_name (à esquerda) seriam reincorporados à tag name (à direita) simplesmente porque eu não tinha informação suficiente para decidir com certeza que eram nomes “alternativos”:
- “Jardim Terezópolis” > “Vila Jardim Santo Antônio”
- “Margem da Linha Férrea” > “Vila Holcin”
- “Matadouro” > “Morro do Cipó”
- Expandiria a abreviação em “Vila S. Beatriz - Rua Manuel Macedo” como “Vila Santa Beatriz - Rua Manuel Macedo”
Sei que os passos 3 e 5 são meio contraditórios. A questão é que as abreviações provavelmente serão suportadas no futuro (já tem uma lista de abreviações no wiki, é só o Mapnik suportar). Agora outras abreviações diversas (como as de números) eu acho muito improvável, então já estou me adiantando. O costume tem sido de escrever o número por extenso, mas acho que não traz benefícios ao usuário, e com isso há uma tendência ao Mapnik não renderizar o nome, o que é ruim para o usuário. Fazendo sempre uma versão por extenso com “alt_name” é possível buscar tanto por número quanto por palavra. (Na verdade, em Porto Alegre eu uso a tag “official_name” pra isso, que não é tão amplamente suportada, mas me parece mais apropriada.)